Pular para o conteúdo principal

O português é difícil?

Olá, caro leitor!

       Como você deve perceber, esta é a primeira publicação do mais português para todos. Sendo assim, nada melhor do que começarmos falando sobre uma das frases mais faladas por aí quando o assunto é português. "O português é muito difícil"! Certamente, você já cansou de ouvir isso ou até mesmo, assim como eu, já tenha falado isso um dia. Essa ideia é bastante antiga e muito falada, no entanto, não é uma verdade. A verdade é que o português é uma língua como qualquer outra, sem nenhum mistério. Por isso, as crianças de seis anos de idade, entram na escola, ou para ser mais exato, na alfabetização, já completamente fluentes no idioma português, compreendendo e sendo compreendidas por todos.
         Então, de onde veio esta ideia, que está "arraigada" na mente da maioria dos brasileiros, que os fazem pensar que não sabem falar o português? Acredito que, no geral, a resposta imediata seria - "A nossa gramática é muito extensa" - ou talvez - "Existem muitas regras para se escrever da maneira "correta". Sim, a nossa gramática é mais extensa do que muitas outras. Isso, no entanto, não quer dizer que a nossa gramática ou o português seja difícil. Então, por que esse pensamento ainda perdura na cabeça das pessoas? É necessário entendermos que existem variações linguísticas de um mesmo idioma, neste caso, do português falado no Brasil. Sendo assim, não existe um português certo ou errado, todas as variantes do nosso português são legítimas. Não importa se você é do Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste ou Sul, se você entende e se faz entender, você fala português!
         Existe, no entanto, uma variante padronizadora da nossa língua que devemos utiliza-lá em casos mais formais ou em casos específicos, aquela que aprendemos durante todos os anos do ensino médio na escola. Imagina só se não existisse este prumo! Seria impossível corrigir uma prova subjetiva, uma vez que todas as variantes são aceitas, e não existiria literatura para todo o país. Pois, qualquer coisa escrita seria somente para um grupo de pessoas que falassem da mesma forma. Os documentos que fossem escritos por alguém, de uma dada região do país, usando termos que apenas são usados em sua região, que fosse entregue para outra pessoa, de um outro lugar, este documento precisaria passar por uma nova tradução. As pessoas que acham que a gramática normativa veio para complicar as coisas ou, até mesmo, para causar exclusão social estão precisando repensar nisso.
         Em suma, a nossa gramática pode ser extensa e muitas vezes parecer complicada, mas ela está para nos ajudar, e precisamos dela. É importante lembrarmos que coisas sem normas não duram, do mesmo modo, quando tratamos de língua não é diferente. Se anularmos as regras, o nosso Português desaparecerá.Em alguns anos, resumiria-se em vários dialetos. Isso nos dividiria levantando-se como uma muralha entre nós. O problema é que valorizamos mais o que é do estrangeiro do que as nossas coisas, por isso seus professores de Língua Portuguesa te ensinaram-na como se a gramática fosse um castigo, ou regras sem sentido, e te falaram que você e sua família falam errado, e aos que falavam mais próximos da variante padrão, diziam que estes falavam corretamente.
       O mais português para todos tem como objetivo esclarecer frequentes dúvidas que surgem quando precisamos escrever algo. Você irá conhecer a gramática normativa como uma amiga. Isso mesmo, ela não quer te fazer se sentir inferior (porque você não é inferior!), ela quer te ajudar a se fazer nacionalmente entendido e te aproximar de novas culturas diferentes, que são tão interessantes quanto a sua!  Então, seja bem vindo! Iniciaremos uma longa caminhada de aprendizagem da gramática normativa!


       





Comentários

  1. Olá!
    Parabéns pelo post.
    Sucesso com o blog, ótimo ideia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado!
      A sua presença e o seu comentário são muito imortantes para o mais português para todos.
      Estamos abertos para sugestões de temas.
      Juntos construiremos conhecimento para todos!
      Volte sempre!

      Excluir
  2. Boa noite, muito interessante o ponto abordado, deve ser considerado também o contexto onde é aplicado as variações de nosso idioma, logo há contextos onde é necessário que seja utilizado a língua padrão.

    Miranda, Lucas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário!
      Lucas!
      Se quiser deixar sugestões de assuntos, fique avontade para isso!
      Volte sempre!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Uso da VÍRGULA

Bem vindo ao Mais Português para todos! Olá amigo (a) leitor (a)! Hoje iniciaremos uma série de publicações sobre o uso de vírgulas . Faremos isso de maneira clara e objetiva! Acompanhe as publicações e veja como é simples! 1ª situação – Quando enumeramos algo.                 Ex: A família mais pobre do bairro cuidava de um cão , dois gatos , um papagaio e um canário. 2ª situação – Quando separamos orações ligadas por conjunções .                 Ex 1 : A comida estava gostosa , mas ninguém quis comer.                 Ex 2 : Resolvi mudar de vida , por isso vou estudar. Existem casos em que é necessário usarmos vírgulas antes da conjunção “e”. A Vírgula pode ser usada antes da conjunção “e” em três casos. Veja: 1° caso – Quando a conjunção “e” tiver valor adversativo.                 Ex: Ele comprou a passagem , e não viajou. 2° caso – Quando ligar duas orações com sujeitos diferentes.                 Ex: Eu comprei um carr
Olá, amigo(a) leitor(a)! Passei um tempo sem postar conteúdos aqui no + PORTUGUÊS PARA TODOS , mas agora estou de volta! No último post , nós falamos sobre as possibilidades do emprego das vírgulas em nossos textos. E apesar de muitas pessoas pensarem que isso é simples, na verdade, têm tropeçado nesses erros em vários momentos. Se você ainda não leu o post anterior , sugiro que faça isso, pois tenho certeza que te ajudará muito! Hoje falaremos um pouquinho a respeito de acentuação. Percebo que muitas pessoas tentam decorar as palavras que precisam ser acentuadas. E hoje eu quero ajudar a você que chegou aqui a aprender acentuar corretamente sem a necessidade de ficar decorando milhares de palavras. Faremos isso decorando algumas regras que existem e precisam ser respeitadas se você quiser ter sucesso ao escrever qualquer tipo de texto. Então vamos ao que interessa! Este estudo estará dividido em duas partes. Primeira Parte. A maioria das palavras que temos em nossa